Acupuntura e a Medicina de Família e Comunidade
- drjosealexandrecol
- 1 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Acupuntura é usada como tratamento há mais de 2500 anos. Contudo, somente nos últimos 20 anos que o ocidente passou a realizar estudos científicos sobre o tema. Ainda existe uma resistência de médicos e pacientes por falta de conhecimento sobre o tema.
Um estudo foi realizado em um hospital militar com veteranos de guerra. Concluiram que reduziram a quantidade de opioide prescrito.
Médicos de família devem ter confiança em indicar e saber que o agulhamento é uma opção de tratamento.
A comunicação com o paciente que não conhece o tema deve se basear na explanação do conceito, de como é feito e nos resultados que podem ser obtidos. Devem explicar o que esperar e o que acontece quando é realizada.
Para se avaliar os resultados, deve ser realizado um seguimento próximo ao paciente para avaliar as mudanças.
Dentre elas melhora da dor, do sono, saúde mental e qualidade de vida.
A dificuldade de adesão está ligada ao medo de agulhas, mas quando optam por tratamentos com menos efeitos adversos a aceitação é melhor.
Acupuntura tem evidência científica na redução de dor e pode auxiliar no tratamento não medicamentoso. Cabe à equipe de saúde incentivar os paciente elegiíveis a aceitarem essa opção.
Integrating Medical Acupuncture into Family Medicine Practice
HRISTY J.W. LEDFORD, PhD, Uniformed Services University of the Health Sciences, Bethesda, Maryland
Am Fam Physician. 2019 Jul 15;100(2):76-78.
https://www.aafp.org/afp/2019/0715/p76.html
#acupuntura#acupuncture#saude#health#bemestar#acupunturacampinas#campinas#mtc#medicinatradicionalchinesa#tradicionalchinesemedicine#pain#medicina#medicinadefamilia#medicinadefamiliaecomunidade#familymedicine









Comentários